Você sabe o que é uma cidade inteligente?

O Brasil mais uma vez marca presença no mundo da tecnologia. São José dos Campos foi certificada internacionalmente como uma cidade inteligente, com esse feito SJC é a primeira cidade brasileira a fazer parte do conglomerado de 79 cidades certificadas no mundo.

O que são cidades inteligentes?


Se você ficou curioso pelo título, mas ainda não compreende o significado por trás, não se preocupe, faremos um pequeno resumo sobre as características de uma cidade inteligente.


Pense em todos os meios que conseguir imaginar, pelos quais a tecnologia pode ser uma aliada à qualidade de vida das pessoas. Ainda não chegamos ao teletransporte, nem extinguimos o uso de plástico, no entanto já existem alguns meios sustentáveis e tecnológicos de tornar a vida das pessoas mais fácil.


Meios de locomoção eficientes, informação acessível a todos, espaços de cultura e entretenimento diversificados e bem distribuídos etc. Esses são alguns dos atributos que definem uma infraestrutura política e socialmente benéfica, afinal não se trata apenas de espaços para recarregar um carro elétrico e painéis eletrônicos de led, mas sim dos benefícios socioambientais e da contribuição que a cidade tem para com a população e a sociedade. Logo, cidades que possuem como aliadas tecnologias como internet das coisas, análise de dados, objetos e processos guiados pela inteligência artificial, entre outros, têm a trilha para o sucesso.


Cidades assim, se tornam atrativas para moradores e empreendedores que querem começar, ou dar continuidade aos seus negócios1 da melhor forma possível, o que torna o giro capital e investimento na cidade muito maior. Graças a isso obtemos números vantajosos para a evolução tecnológica, geração de empregos e qualidade de vida, isso tudo claramente sem agredir o meio ambiente.


Características das cidades inteligentes


Uma das capacidades que levou São José dos Campos – SP, cidade sede da Dataside, a ser reconhecida por estar dentro das normas estabelecidas pelo WCCD (World Council on City Data), foi a da resolução de problemas, essa acaba sendo a melhor forma de avaliar uma gestão. Saber que a cidade é capaz de lidar com desastres naturais ou não, é um grande alívio para os moradores e investidores, que têm tranquilidade para continuar gerando melhorias na infraestrutura social.


As outras normas dizem respeito ao que descrevemos anteriormente como componentes que tornam a vida das pessoas melhor. Esse é o objetivo da certificação, encontrar e impulsionar cidades que podem ser percussoras de um novo estilo de vida urbano, acessível, sustentável, limpo, seguro, saudável, tecnológico e completo, com possibilidades de crescimento estratégico e inteligente.


Não existe receita de bolo


Um ambiente como este não nasce nem se transforma de uma hora para outra, são anos de projeções, projetos e estratégias que auxiliarão nesse percurso, além do apoio da própria população que precisa ser envolvida e estimulada junto a esse processo. A aquisição do certificado por exemplo, só foi possível para SJC graças ao apoio e parceria entre o Parque tecnológico joseense e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que tornaram a avaliação da cidade possível.


Existem muitas maneiras de dar o primeiro passo em direção a esse caminho. Um bom começo seria investir e se preocupar mais com as tecnologias citadas anteriormente, além de conhecer e se aproximar mais de empresas com tecnologias e ambientes inteligentes, capazes de oferecer serviços que realmente signifiquem uma mudança de panorama.


Quer saber onde encontrar lugares assim?


A Dataside é uma dessas empresas, com um pensamento que não se deixa limitar por barreiras simples e que a tecnologia já se mostrou capaz de ultrapassar. Seu diferencial é visar ajudar outras empresas e negócios a enxergarem o próprio potencial de crescimento com o apoio de metodologias, técnicas, processos e profissionais capacitados juntamente com a tecnologia. No fim, o objetivo é o mesmo, melhorar a vida das pessoas através da tecnologia.



Qual você acha que será a próxima cidade inteligente no Brasil? Comenta aqui sua opinião e o que achou desse artigo, e não esquece de compartilhar com aquele amigo que não acredita no poder da tecnologia!💜✔️