Você conhece o seu temperamento?




O Teste de temperamento é uma ferramenta que vai te ajudar a avaliar seus pontos positivos e, não vamos dizer negativos, mas pontos que podem ser aprimorados. Afinal, tudo pode ser melhorado, mas o primeiro passo é entender o que melhorar e então pensar em como.


O temperamento influencia na “saúde” das interações sociais de uma pessoa, como o modo de se comunicar, de se relacionar, de reagir diante de determinadas situações. Esse mesmo temperamento, também está ligado aos interesses de um indivíduo e seus hábitos, como o gosto para determinado tipo de música, preferências para tipos de atividades físicas, tipo de leitura, entre outros muitos fatores que fazem parte da vida de uma pessoa.


Apesar de cada um já nascer com um temperamento próprio, é possível aperfeiçoá-lo e até mesmo modificá-lo. O mais importante é conhecer o seu, entendê-lo e então tomar as decisões necessárias. Com o Teste de Temperamento é possível:


  • Ter autoconhecimento

Você vai conhecer melhor sobre suas emoções, características e identificar padrões de comportamento.


  • Ter Inteligência Emocional

Inteligência Emocional é fundamental para viver em sociedade, se conhecendo melhor e entendendo sua emoções, essa inteligência será consequência


  • Desenvolver Soft Skills

A partir do Teste de Temperamento, você vai conseguir desenvolver habilidades que estão diretamente ligadas à personalidade.


O Teste de Temperamento no Ambiente Corporativo


O Teste de Temperamento no ambiente corporativo é uma ferramenta para a aplicação do Fit Cultural. Empresas que adotam uma cultura de humanização e cuidado, prezam por identificar as vagas certas para cada tipo de candidato.

Além da captação, o Teste de Temperamento é fundamental para a retenção de talentos, pois com ele é possível avaliar em qual área e função o colaborador vai usar melhor seu potencial, e como ele pode se adaptar em determinadas situações. Assim, os colaboradores estarão em constante desenvolvimento.

Os 4 tipos de temperamento


1 - Melancólico

Características marcantes: costumam ter dificuldades com mudança, quase que inflexíveis. São pessoas muito leais, mas, por serem pessimistas, acabam não atraindo as pessoas naturalmente para perto deles.

Os pontos fortes dos melancólicos são: talento, capacidade analítica, autodisciplina, sensibilidade.

Os pontos a desenvolver do melancólico são: pessimismo, dificuldade de falar dos próprios sentimentos, criticidade.


2- Fleumático

Características marcantes: Os fleumáticos costumam ter a paciência como uma de suas principais características, além de gostarem de rotina e de se adaptarem melhor à situações monotônicas.

Os pontos fortes são: diplomacia, organização, bom humor, confiança

Os pontos a desenvolver são: procrastinação, egoísmo, desmotivação, indecisão.



3- Sanguíneo

Características marcantes: muito extrovertidos e que se comunicam muito bem! Não se intimidam com o tamanho da plateia e prendem a atenção das pessoas.

Pontos fortes dos sanguíneos: comunicação, capacidade de expressão, cordialidade e compreensão

Pontos a desenvolver: exagero, impulsividade, falta de disciplina.


4- Colérico

Características marcantes: são pessoas habilidosas em planejamento, ambiciosas e costumam ter perfil dominador. Tendem a ter o egoísmo como ponto a desenvolver.

Os pontos fortes dos coléricos são: Independência, capacidade de enxergar além da mesmice, praticidade, liderança nata, independência.

Os pontos a melhorar dos coléricos são: sarcasmo, ira, egoísmo, frieza, insensibilidade, domínio e controle exagerados.


Lembre-se de que não existe um temperamento melhor ou pior, todos têm pontos positivos e pontos a serem aprimorados. Bora conhecer melhor essas características?