Saiba quais são as carreiras tecnológicas que estão em ascensão

Do influenciador digital ao desenvolvedor web, saiba quais são as carreiras que ganharam destaque com a tecnologia.

A tecnologia virou parte da nossa rotina e transformou o modo como vivemos para sempre, isso é fato! Não acredita? Então imagine-se em um mundo sem internet, sem smartphones, sem redes sociais, sem… tecnologia. Impossível pensar sobre essa possibilidade atualmente, não é mesmo?


E para acompanhar esse crescimento o mercado teve que adaptar-se também, foi então que nas últimas décadas várias profissões surgiram, como desenvolvedor de aplicativos, engenheiro de softwares, especialista em marketing digital, e por aí vai.


E com inúmeras áreas surgindo no ramo de tecnologia, separamos as principais profissões que surgiram com o avanço da tecnologia, para você ficar mais por dentro do que acontece dentro do mercado. E vamos falar também sobre qual carreira tem mais empregos em tecnologia.


Profissões em alta com o avanço da tecnologia O ramo da tecnologia é um amplo campo de estudo, com diversas áreas e logo, diversas oportunidades no mercado de trabalho. Confira quais são as profissões que estão em alta com o avanço da tecnologia:


Marketing Digital: o marketing digital já era uma carreira em ascensão, mas foi com a pandemia que ele ficou mais evidente. Segundo uma pesquisa feita pela BusinessInsider, o ramo aumentou mais de 70% desde o início da quarentena.


O profissional dessa área trabalha com estratégias pensadas principalmente para alcançar seu público-alvo. Com essas estratégias, ele pode desenvolver ações que aumentem suas vendas e crie um posicionamento no mercado.


Analista de mídias sociais: parecido com o Marketing Digital, a carreira de mídias sociais também cresceu nos últimos anos e na pandemia. Isso porque as redes sociais passaram a fazer parte das nossas vidas, não apenas como forma de lazer.


O profissional desse pode usar as redes sociais a seu favor, seja criando conteúdos, interagindo com as pessoas ou até mesmo vendendo seu produto.


Influenciadores digitais: essa profissão se transformou com o avanço da tecnologia, onde aquelas pessoas que têm muito seguidores nas redes sociais mostram suas opiniões, criam conteúdos, promovem marcas, e muito mais.


Seja sobre política, moda, estilo de vida, ou o que você imaginar, há possibilidade de crescer como influenciador digital.


Qual carreira tem mais empregos na tecnologia? Além dessas "novas" profissões que estão fazendo sucesso no mercado de tecnologia, há algumas que já existiam há bastante tempo e foram fundamentais para o avanço da tecnologia, e que claro, atualmente, trazem bastante oportunidades de empregos.


Você tem algum palpite? Estamos falando sobre a área de T.I! Como vimos, a tecnologia se tornou presente em nossa rotina, e é a área da Tecnologia da Informação que auxilia as empresas a otimizarem esse processo e trazerem ainda mais inovações.


A Tecnologia da Informação é responsável por criar, distribuir e coordenar soluções tecnológicas. E é dentro dela que várias áreas de trabalho estão ganhando destaque no mercado. São elas:


Desenvolvedor de aplicativos: com a popularização dos smartphones, essa foi uma área que surgiu há pouco tempo, para suprir a demanda. Esse mercado está em constante crescimento, inclusive recebendo incentivos públicos e privados.


O profissional é responsável por desenvolver a arquitetura do programa, a linguagem, quais serão as etapas de criação e muito mais.


Desenvolvedor web: apesar de ser uma área que existe no mercado há algum tempo, ela é totalmente mutável, isso porque sempre haverá uma nova tecnologia a ser aprendida. Normalmente os profissionais dessa área trabalham com uma linguagem de programação, como Java, .NET, PHP, e outras. Com essa linguagem eles criam sistemas para a internet ou então adaptam sistemas que já existem.


Analista de dados: a junção de conhecimentos científicos com o olhar analítico, permite que esse profissional seja capaz de extrair informações dos dados das empresas e pensar em novas estratégias. Essa é uma das áreas que também está em ascensão, precisando de profissionais especializados no mercado.


Engenheiro de Software: essa área envolve tecnologia da informação, desenvolvimento web e claro, engenharia. Esse profissional é responsável por criar e expandir softwares e aplicativos, mas pensando em sua infraestrutura e na arquitetura do produto. Ele deve ter um olhar analítico e mercadológico do que está desenvolvendo. Além disso, é comum nessa área gerenciar pessoas, elaborar relatórios e gerar documentos. E uma curiosidade sobre esse ramo, é um dos cargos que o Google mais contrata.


Essas são apenas algumas das diversas carreiras que crescem cada vez mais com a tecnologia.

Todas elas possuem um campo muito grande de oportunidades para você que se interessou, ingressar.

Já pensou?

Gostou do conteúdo? Compartilhe! :)