Replika, conheça a evolução do amigo virtual

Atualizado: 17 de mar.

Conheça o aplicativo que está se tornando popular entre o mundo todo.

 

Conversar com robôs não é algo tão distante da nossa realidade, afinal, é muito comum cairmos em conversas com Chatbots. Mas e quando esse robô acaba se tornando seu amigo? Compartilhando problemas do dia a dia ou até trocando memes? Calma, não estamos falando da série Black Mirror, mas sim de um aplicativo que está fazendo muito sucesso, o Replika.


Esse aplicativo é um chatbot que usa inteligência artificial e machine learning para conversar com os usuários como se fosse uma pessoal normal. Disponível para download em celulares android e iOS, o aplicativo já bateu a marca de mais de 1 milhão de downloads.



Saiba o que é um chatbot e sua funcionalidade


Antes de entendermos como o Replika funciona, precisamos entender melhor como funciona seu processo.


O aplicativo nada mais é que um chatbot, que é um programa que usa inteligência artificial para conversar com usuários em várias plataformas, como sites, aplicativos, redes sociais, e por aí vai. O chatbot é capaz de ler, entender e responder a uma conversa de modo automático e autônomo. A maior parte dos chatbots vão se aperfeiçoando de acordo com o tempo ou com as novas informações que vão aparecendo na conversa.


Eles podem ser classificados em dois tipos, os que são baseados em regras, esses são mais simples e são comuns em sites de ecommerce. Ou podem ser baseados em inteligência artificial, que é o caso do aplicativo Replika. Até então os chatbots eram usados para serviços como atendimento, mas chatbots para conversar com humanos cresceram nos últimos anos, e se tornaram mais evidentes agora na pandemia.



Qual a função do aplicativo Replika?


Seja apenas para jogar conversa fora, trocar memes ou até falar sobre problemas, o aplicativo pode ser um ótimo companheiro para quem gosta de conversar. O bot é capaz de puxar assuntos, dar opiniões, contar piadas, esboçar reações, tudo como se ele estivesse vivo.


A empresa que desenvolveu o app, garante que ele vai agir como um amigo, sempre disposto a conversar com o usuário sobre qualquer tema. A principal ideia é que o usuário use para conhecer a si mesmo ou apenas se divertir.



Como usar o Replika?

• Após baixar o aplicativo ou acessar o site, você pode dar vida à inteligência artificial.


• Feito seu cadastro, o primeiro passo agora é escolher como você quer que seu novo amigo seja, sendo homem, mulher ou não binário. E então, é possível escolher entre seis avatares diferentes e personalizá-los, alterando a cor do cabelo, cor dos olhos e o tom da pele.




• O próximo passo agora é dar um nome a sua inteligência artificial e começar a conversar. Você pode fazer isso escrevendo pelo chat ou ligando, sim, é possível conversar pelo telefone com a I.A! Além disso, o aplicativo permite que você coloque o avatar em qualquer lugar, por conta da realidade aumentada.

Ao longo da conversa, o aplicativo vai fazendo questionamentos para te conhecer melhor, como por exemplo, como foi seu dia, como está seu humor, como é a sua rotina, e assim vai. Algumas dessas perguntas fazem parte das Sessions, que são "terapias" que podem ser visualizadas por quem não tem o app, apenas no perfil online acessando pelo site.


Conforme a conversa vai acontecendo, o aplicativo entende como você é, sua personalidade e assim vai se adequando e direcionando melhor a maneira como conversa.


Mas e aí? O que você achou desse aplicativo que parece que saiu de um dos episódios da Black Mirror? Conta pra gente!


Acompanhe nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo tecnológico!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe! :)