Profissionais do Futuro: saiba mais sobre quem são


Entenda a importância do profissional do futuro e sua tendência no mercado de trabalho.


Já não é mais novidade que o mercado de trabalho está em constante evolução. E, assim como algumas profissões vão saindo e novas vão entrando, o ciclo de profissionais também é alterado. Sabendo disso, você já parou para pensar se sua empresa conseguirá lidar com os profissionais do futuro?


Os profissionais do futuro não são nada parecidos com os colaboradores tradicionais, eles são muito mais flexíveis, criativos e abertos, sendo capazes de exigir grandes mudanças no ambiente de trabalho. Por isso, para manter esse talento e quem sabe até mesmo, transformar seus colaboradores em profissionais do futuro, é preciso criar uma abordagem mais humana, focando sempre no bem-estar e no desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador.


Mas antes, vamos entender melhor sobre o comportamento dos profissionais do futuro?


Profissionais do futuro, quem são?


Como o profissional do futuro é definido? Quais atitudes fazem ele ser um profissional do futuro? Você pode estar se fazendo essas perguntas, mas para todas há uma simples resposta: a definição do profissional do futuro é um colaborador que surgiu com as mudanças econômicas e avanços tecnológicos. Normalmente são pessoas mais jovens, que nasceram no final dos anos 80/90.


Isso nos abre uma visão, de que em breve, os profissionais do mercado serão a chamada Geração Z, que nasceram no século 21. Estes, são ainda mais digitais e tecnológicos, e entrarão no mercado com força total para impactar as diferentes gerações anteriores na vida profissional.


O resultado disso, novos objetivos e realizações pessoais. Se antes o comum para procurar um emprego era o salário, hoje, alguns dos fatores que impactam na escolha do emprego são valores da empresa, liderança, oportunidade de crescimento, bem-estar em equílibrio entre a vida profissional e pessoal.


Os profissionais do futuro buscam um propósito maior para sua carreira do que apenas trabalhar para ganhar dinheiro. Eles querem crescer junto com o mercado, aumentando suas chances de inovar. Mas agora o questionamento é, sua empresa está pronta para recebê-los?


Como receber o profissional do futuro?


O que pode parecer algo muito inalcançável, na verdade é mais simples do que pensamos. Como falamos acima, o profissional do futuro espera trabalhar em ambientes abertos, flexíveis e modernos, locais onde ele tenha autonomia e liberdade.


Sua empresa pode começar a implantar pequenos processos aos poucos, como por exemplo, aplicar mais feedbacks e entender as necessidades dos colaboradores, investir no endomarketing para incentivar os funcionários, realizar treinamentos para que todos aprendam novos conteúdos e assim consigam crescer igualmente.


É muito importante também que sua empresa esteja antenada e atualizada com as novidades no mundo. Sempre mantendo uma constante evolução.


Características do Profissional do Futuro


Se você quer saber quais são as principais características do profissional do futuro ou quer se tornar um, confira a lista:


Flexibilidade


Com os avanços que estamos vivendo, a definição que mais combina com tudo é a flexibilidade. Quando falamos sobre isso, podemos pensar no processo que envolve a jornada de trabalho, flexibilizando a agenda, trazendo a prática do trabalho remoto, pois é isso que os profissionais esperam.


Além disso, é muito comum encontrar profissionais que optam por uma forma de trabalhar mais flexível e com menos burocracia, como freelancers, por exemplo.


Inteligência Emocional


Está se tornando cada vez mais normal trazermos situações pessoais para o ambiente profissional. Essas competências comportamentais que também são conhecidas como soft skills, são muito comuns em profissionais do futuro. Isso porque são através delas que é possível obter melhora em habilidades de comunicação, liderança e outras em geral.


Senso de propósito


Como já falamos, os profissionais do futuro querem algo além de apenas ganhar dinheiro. Eles possuem senso de propósito e buscam alcançar objetivos. Sejam eles pessoais ou em conjunto com a empresa.



Agora que você sabe mais sobre o profissional do futuro, que tal sair a frente com sua empresa contratando colaboradores como eles?


Acompanhe nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo tecnológico!


Gostou do conteúdo? Compartilhe! :)