Previsão do tempo inteligente

Atualizado: 17 de mar.


(Foto - Fonte: G1)


Na última semana de julho vivemos os dias mais frios dos últimos tempos, com sensações térmicas que chegaram à - 0°. A importância de prever as informações sobre clima é poder se preparar para passar por esses dias da forma mais segura possível. Poder se programar e escolher as roupas para se proteger e até planejar um cardápio com comidas mais quentinhas para se aquecer. Além disso, é muito importante para que autoridades consigam planejar ações para os moradores de rua, sem condições de se proteger em épocas muito frias.


A previsão do tempo também tem sua importância no mundo dos negócios, afinal o clima influencia em setores como agronegócio e turismo, por exemplo. Poder fazer o planejamento com base nos estudos da meteorologia evita prejuízos.


A tecnologia como peça fundamental


Tendo como base a grande importância desses estudos, a tecnologia vem se inovando cada vez mais para aperfeiçoar a previsão do tempo e deixá-la cada vez mais exata.


Com o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning, o Google criou um sistema capaz de fazer a previsão de forma mais rápida. Em até 10 minutos é possível ter o resultado. “Uma vantagem significativa do aprendizado de máquina é a inferência ser computacionalmente barata, dado um modelo já treinado, permitindo previsões que são quase instantâneas e na alta resolução nativa dos dados de entrada. Essa previsão de precipitação, que se concentra em previsões de 0 a 6 horas, pode gerar previsões com resolução de 1 km e latência total de apenas 5 a 10 minutos, incluindo atrasos na coleta de dados, superando os modelos tradicionais, mesmo nesses estágios iniciais de desenvolvimento”, explica o Blog do Google.


A Inteligência Artificial como facilitadora


A inteligência Artificial está cada vez mais presente no dia a dia, inclusive, já é bem comum ter uma em casa, como a Alexa, por exemplo. E como ela pode ajudar?

Como citamos no início desse artigo, a previsão do tempo é fundamental para o planejamento das atividades, com isso, uma inteligência artificial como a Alexa disponibiliza informações sobre o clima, é possível até mesmo sincronizar com o despertador para ter a previsão logo ao despertar.


Deu para perceber como as tecnologias do Machine Learning e da Inteligência Artificial estão presentes em nossa rotina? Seja no cotidiano dos negócios ou no dia a dia das famílias, esse uso está cada vez mais acessível e essencial.


Não deixe de aplicar essa inteligência em seu negócio também. Conte conosco! 💜