Personalidades inspiradoras para a tecnologia e para gestores

Atualizado: 17 de mar.

No artigo de hoje, você vai conhecer ou relembrar algumas personalidades que fizeram história no mundo dos negócios, e que talvez estejam, ou podem passar a estar dentre as que você mais admira na área.


Quando ingressamos em alguma carreira ou trabalho, geralmente temos em mente uma inspiração que servirá como um guia, ou um ícone que nos aponta o caminho que escolhemos. Para você, gestor e/ou admirador do mundo tecnológico, não deve ser diferente, afinal todos nós temos em quem nos espelhar.


Portanto, existem algumas pessoas que roubaram os holofotes por um tempo, e marcaram presença não só no mundo dos negócios, mas também na vida, são pessoas que se destacam por sua expertise, determinação e inteligência. Não é à toa que a maioria delas teve a tecnologia ao seu lado em sua trajetória. Quando nos deparamos com pessoas visionárias, elas geralmente são as mais abertas para o que há de melhor e mais novo no mundo tecnológico, e mesmo ao se deparar com setores não avançados o suficiente, contribuem elas mesmas para a aceleração desse processo.


Steve Jobs


Com 56 anos de vida acumulados, e apesar de uma morte precoce, Steven Paul Jobs teve seu lugar marcado na história por sua atuação na área tecnológica, revolucionando a indústria de celulares, computadores e filmes de animação. O cofundador da Apple evoluiu da garagem dos pais, e de um aparelho apelidado de “torradeira bege”, para um império de telefones celulares e computadores pessoais. Seu design e poder atingiu o público em cheio tornando a Apple mais que uma empresa que produz celulares, mas uma marca consumível e desejável, que reproduz status, fama e poder.


Apesar de não ter acompanhado a Apple ao longo de toda a vida, Steve não ficou para trás na atuação no mercado, como se não bastasse o que já tinha alcançado, revelou seu potencial para a indústria cinematográfica ao comprar um Studio de animação, e transformá-lo no que hoje conhecemos com Pixar, que mais tarde seria comprada pela Disney.


Seu talento ia além do mundo da gestão, ele se dedicou a diferentes áreas, chegando a atuar até mesmo no desenvolvimento de jogos e em seu design. Seu nome sempre estará presente entre aqueles que ofereceram o melhor de si para o mundo, e tiveram grandes resultados. Seu testemunho é o nome e reconhecimento que suas empresas levam até hoje.


Bill Gates


Um dos homens mais ricos do mundo e responsável por uma das maiores empresas desenvolvedoras de softwares. Apesar da pouca idade na época, Bill e seu sócio fundaram juntos uma empresa que viria a ser sua primeira tentativa de entrada no mercado de softwares, mas sem sucesso. Mesmo assim, não demorou muito tempo para que eles tentassem novamente, e mesmo a custo de abandonar uma trajetória de sucesso em Harvard, eles chegaram ao que possuem de mais precioso hoje: a Microsoft.


A partir de então, o sucesso estava garantido. Depois de um contrato milionário com a IBM a Microsoft passou de um projeto de dois jovens ambiciosos, para uma gigante no mercado da tecnologia. Assim, aos 31 anos, logo após a criação do Windows, Bill Gates já era um milionário, um ícone na área e uma inspiração para qualquer um com um sonho, e disposição para realizá-lo.


Henry Ford


Sem dúvidas, enquanto estudante, você já foi obrigado a entender do que se tratava o modelo fordista de produção. Mas caso ainda não saiba a importância de tal fato, voltemos algum tempo na história para o homem responsável por revolucionar a produção de automóveis no século XIX.


Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, descobriu a fórmula para o sucesso de sua produção e nome, ao implementar em sua empresa o modelo de produção em série, que você deve conhecer como a esteira automática onde o produto é construído parte por parte até seu estágio final.


A dinamicidade da produção levou ao aumento da mesma, e à popularização do modelo para diversos lugares do mundo. Ele permanece sendo utilizado até hoje e sua contribuição vai além da produção automobilística, ela já alcança diversos setores e serviços, inclusive os da tecnologia.


Luiza Trajano


Apesar de serem muitos os exemplos estrangeiros, quando pensamos sobre a capacidade de gerir um negócio e transformá-lo em algo surpreendente, o nome de Luiza Trajano deveria surgir instantaneamente no assunto. Nomeada pela Forbes recentemente como a mulher mais rica do Brasil, e sendo dona de um império tão grande no mercado varejista, poucas pessoas imaginariam que antes de Luiza assumir o comando, a Magazine Luiza era uma rede pequena no interior de São Paulo.


Depois do ponta pé inicial da família, o sucesso e crescimento da empresa ficou por conta de Luiza, que segundo a própria, fez o possível e o impossível acontecer para que a empresa alcançasse os patamares almejados. Parte disso, também se deve ao fato de Luiza ser uma grande visionária, e ser uma das primeiras a informatizar sua empresa. Logo, depois do processo de inserir sistemas de computação em suas lojas, os passos só se tornavam maiores, chegando ao ponto de ter o primeiro centro de distribuição totalmente automatizado, o que na época foi um grande avanço. Desde então, convivemos com o sucesso de Luiza pessoalmente, ao acompanhar seu lançamento como primeira loja virtual do mundo em 1999, e hoje observamos a expansão da rede conforme suas unidades surgem cada vez maiores e mais perto.


Hedy Lamarr


Para fechar nossa lista com mais uma mulher que fez história, falaremos sobre um nome que pode causar confusão por se tratar de uma grande atriz do século XX, e por ser percursora do que hoje conhecemos como Wifi mesmo sendo um nome tão antigo.


A atriz e inventora, conseguiu juntamente com seu marido, uma maneira de se comunicar com ele através do rádio, sem que fossem interceptados por nazistas. A invenção consistia em um aparelho que transmitia uma frequência para despistar os alemães.


O aparelho foi rejeitado na época, e então somente utilizado pelos soldados americanos anos após sua invenção. Depois, ao cair em mãos de especialistas em tecnologia, tornou-se base para uma das tecnologias da qual mais somos dependentes. É possível dizer que se hoje podemos utilizar o wifi para diversas coisas diferentes, devemos agradecimentos à Hendy, que nos presenteou com suas invenções e atuações fabulosas.


Assim concluímos uma lista com pessoas que não foram detidas pelas barreiras da rejeição e nem do tempo, cada um desses personagens teve sua parte de contribuição para a história, e alguns ainda têm tempo de continuar contribuindo. Eles são a inspiração que podemos precisar para dar um passo em direção ao futuro e à inovação, pois somente assim será possível alcançar algo parecido com o que eles mesmos alcançaram, à sua própria maneira.



Curtiu esse conteúdo? Então deixe um comentário nos dizendo se faltou alguém e qual foi a personalidade que mais te encantou. E não esquece de compartilhar com aquele amigo nerd de história que vai gostar também!💜😎