PAÍS MAIS DIGITAL DO MUNDO

Atualizado: 17 de mar.


Por: Gabriel Prado


Qual é o país mais digital do mundo?


Você deve estar pensando em alguma potência como Estados Unidos ou China, mas a realidade é que o país mais digital do mundo é um pequeno país a nordeste da Europa, a Estônia.


Ela conta com uma identificação digital para cada cidadão, e ele é um documento único que se conecta a uma plataforma que unifica a vida dos cidadãos tanto online quanto off-line, e no mundo ‘físico’ cada habitante conta com um cartão que contém um chip, e ele funciona como uma identidade única, contendo todos os documentos da pessoa dentro dele, como RG, habilitação, passaporte, vale transporte e até descontos em estabelecimentos.


Como funciona?


O primeiro passo dado por eles foi criar o software X-Road. A Estônia não tem um banco de dados centralizado, os dados principais são armazenados onde ele é criado, e cada agência administra seus próprios dados e os dados não são duplicados quando as autoridades e agências estaduais precisam deles. Existem três pontos importantes nesse sistema que são:

  • Os dados devem ser facilmente acessíveis pelas autoridades que estão autorizados a usá-los.

  • A integridade dos dados deve ser mantida, nenhum terceiro deve ser capaz de modificar os dados enquanto estão em trânsito.

  • Os dados devem permanecer confidenciais durante a viagem e ser protegidos dos olhos de terceiros não autorizados.


A X-Road é uma plataforma de troca de dados desenvolvida para atender a esses três requisitos, tornando assim a vida mais simples para o estado.


Como é na prática essa troca de informações?


Por exemplo, quando um bebê nasce todas as informações de seu nascimento são enviadas do hospital para o cadastro da população e de lá é enviado automaticamente para o fundo de seguro-saúde para que o bebê possa ter o seguro saúde da família, e isso economiza toda a papelada e o tempo, liberando os funcionários de fazerem esse trabalho que foi automatizado para focarem onde exige efetivamente o envolvimento humano, além de não precisarem se preocupar com a autenticidade dos dados.


O X-Road pode conectar também com bancos de dados fora do país, sendo assim possível conectar todos os seus cidadãos mesmo que eles não vivam dentro do país.


Serviços da e-Estônia


  • E-identity - Carteira de identidade, Mobile-ID, e-Residência, Smart-ID;

  • Serviços de interoperabilidade – X-Road, e-Land Register, Registro de População;

  • Segurança e proteção - KSI Blockchain, e-Law, e-Justice, e-Police;

  • Assistência médica - Registros de e-Saúde, e-ambulância, e-prescrição;

  • E-Governança - Nuvem governamental, Embaixada de Dados, i-Voting, e-gabinete;

  • Serviços de mobilidade - Sistemas Inteligentes de Transporte, Estacionamento móvel, Gerenciamento de fila de borda;

  • Negócios e finanças - e-Tax, e-Banking, Registro de e-Business;

  • Educação e pesquisa - Sistema de informação educacional da Estônia, eKool e Stuudium, Sistema de Informação de Pesquisa da Estônia, e-Schoolbag, e-school.


Com todos esses serviços governamentais interligados compartilhando dados de forma segura, a Estônia afirma que, o X-Road economiza mais de 844 anos de tempo de trabalho para a Estônia todos os anos, tornando assim a vida de sua população mais fácil e rápida.


Quer saber mais sobre como aplicar os dados de forma inteligente? Acesse: www.dataside.com.br