O que são gêmeos digitais?

Atualizado: 17 de mar.

Você já pensou sobre como a representação virtual do seu produto ou serviço pode ser essencial para futuras transações, ou até mesmo melhor elaboração técnica de seus processos? No artigo de hoje você vai conhecer as funcionalidades dos gêmeos digitais, boa leitura.


As inovações da 4º Revolução Industrial


A tecnologia 4.0 apesar de recente, já trouxe novidades capazes de revolucionar a indústria, as transações e os processos de uma empresa. As conexões por meio da Internet das coisas já se tornaram essenciais para nosso estilo de vida, e nossa dependência pelo ambiente virtual aumenta conforme as inovações aparecem e o metaverso se expande.


Quando tratamos de empresas e indústrias, essa dependência é ainda mais visível. Todas as perspectivas estão aliadas à presença das derivações da tecnologia no ambiente empresarial, sua contribuição para o setor fez crescer mais que somente a produção em números, fez ampliarem-se os horizontes e expandirem-se os limites para os olhos ambiciosos dos empresários.


Afinal, quais as tecnologias capazes de interferir tão significativamente nos meios de produção?


Além dos processos de automação, que contribuem desde a invenção de máquinas capazes de produzir mais em menos tempo, existem mecanismos recentes que possibilitam melhores chances de venda, representação fiel e interativa de serviços, monitoramento em tempo real e manutenção prévia. Tudo isso, se refere ao que podemos obter ao utilizar os gêmeos digitais.


Os gêmeos, como o nome sugere, são sensores idênticos que quando conectados à um objeto, processo ou local físico existente no mundo, reproduz sua imagem de forma virtual e fidedigna. Seja, para uma simples simulação, seja para uma análise complexa feita por técnicos e engenheiros. No entanto, seria um desperdício utilizar essa ferramenta somente para uma simulação, já que esse não é seu potencial máximo nem seu principal diferencial.


Ao utilizar esse tipo de ferramenta podemos receber atualizações em tempo real sobre o que está sendo monitorado através dos gêmeos, a partir disso entendemos como é seu funcionamento. Ele se torna eficiente justamente, por ser capaz de lidar com dados coletados anteriormente, dados em tempo real e dados futuros, que são estimativas oferecidas pelos técnicos e analisadores baseadas no que foi observado, ou seja, os gêmeos digitais ainda conseguem trabalhar sobre o preceito de “maching learning”, prevendo possíveis movimentações.


Os benefícios

  • Simulação e aprendizado

Graças ao poder de processamento de dados em tempo real, podemos realizar simulações e projeções que nos ajudem a compreender o comportamento e a reação do que estamos analisando. Imagine um sapato, como fabricante é sua obrigação testar e certificar a resistência do material, e sua usabilidade. Com a versão digital deste sapato podemos colocá-lo em situações que ponham a prova cada uma das características que se deseja enfatizar sobre o produto. Isso também vale para estruturas maiores e com mais complexidade como edifícios inteiros, ou um sistema que deve ser instalado.


  • Monitoramento e manutenção

O que geralmente acontece quando algum serviço ou programa apresenta defeitos é a seguinte ordem: apresentação de mau funcionamento; identificação do que está errado pelos técnicos; e finalmente a decisão sobre a manutenção do serviço ou objeto. Mas se os gêmeos digitais estiverem envolvidos nesse processo, a ordem e o tempo em que o processo é realizado podem ser facilmente alterados. Devido ao monitoramento, os dispositivos podem prever o que há de errado, e pela observação dos dados e resultados gerados, é possível ter insights mais eficientes e ágeis para a resolução do problema. Tudo pode ser resolvido com menos esforço e tempo.


  • Economia

Cada teste e simulação feito de forma virtual, consegue economizar mais que o tempo, o dinheiro que seria gasto para fabricação de produtos para teste ou para representações físicas de seu serviço, pode ser salvo e redirecionado para outros investimentos graças à praticidade que essa ferramenta oferece, com isso pensamos em quantos testes podem ser feitos com um mesmo ambiente digital e preciso. Além, é claro, de evitar prejuízos mais caros por impedir que alguns defeitos prejudiquem a produção.


Os gêmeos em ação


Essas são algumas razões que falam por si só, sobre a eficiência dos gêmeos digitais, mas caso você ainda se pergunte se eles estão mesmo sendo colocados em prática, já existem empresas famosas como a própria NASA, que já utilizam esse mecanismo, e já conseguiram bons resultados. Mesmo a NASA tendo colocado em prática essa ferramenta quando seu conceito ainda não tinha sido definido, ela conseguiu tirar proveito de sua funcionalidade e consequentemente, hoje os gêmeos digitais fazem parte da história da Apollo 13 de forma decisiva ao contribuir para o pouso seguro da espaçonave.


A ferramenta que contribuiu também, para empresas como IBM (International Business Machines) e Chevron, pode ser um diferencial para a sua empresa e negócios, trazendo o que há de mais novo e inteligente da tecnologia 4.0, e aplicando novos métodos a produção.



O que achou desse par tecnológico? Se acha que esse conteúdo foi importante para se manter atualizado sobre as maravilhas da tecnologia, deixe sua curtida e conta para a gente o que mais te interessou. Não esquece de compartilhar!💜