O que é NFT?

Você já se imaginou comprando um tweet por US$ 2,9 MI? Bom esse é o valor que o criador do Twitter faturou ao leiloar seu primeiro tweet como NFT. Se você ficou curioso para saber o motivo de tanto dinheiro sendo movimentado pelas NFTs, é só continuar lendo que a gente te explica.


Token não fungível


O significado mais claro e simples que define um Non-fungible token (NFT) é o de um certificado de posse sobre um item exclusivo e irreprodutível, ou seja, um objeto digital comprado que possui somente uma versão original. A integridade desse item estará protegida pelo registro da rede blockchain (rede de banco de dados compartilhados, onde ficam salvas as transações entre os usuários) onde fica guardado o registro de compra do item.


Os itens podem ser feitos ou comprados por qualquer um que tenha um cadastro em uma plataforma marketplace (local online de venda de NFTs) e possua dinheiro em ativos (criptomoedas) suficientes em sua carteira digital para efetuar a compra. Qualquer objeto ou propriedade existente pode ser reproduzida de uma maneira única no mundo digital para se tornar um NFT, eles podem ser personagens, roupas, acessórios, obras de arte etc.


Um novo mercado com novas possibilidades


O mercado de NFTs foi como uma grande expansão para as ambições dos artistas, já que uma obra de arte é o que melhor define um item único e exclusivo. Ao criar uma coleção e transformá-la em um bem intransferível, depois do nível certo de exposição e marketing é possível leiloá-la à interessados que podem chegar a pagar mais de US$ 69,3 MI pela posse da obra, esse foi o caso do artista Beeple que vendeu uma coletânea de 5000 artes digitais por esse valor. Beeple pode ter faturado um valor alto, mas ainda não se aproxima das NFTs mais caras já vendidas, que são igualmente artes digitais criadas para serem validadas na rede blockchain.


Não só para os artistas, a criação, venda e movimentação de ativos digitais representa uma nova abertura no mercado para atribuir valor ao seu trabalho. Qualquer um que procure uma maneira criativa e inovadora de se posicionar estrategicamente no mercado tecnológico tem a chance de tirar proveito do que os marketplaces oferecem.


Por que comprar NFTs?


Essa é a pergunta que muitos se fazem ao ouvir sobre os números e transações bancárias feitas no mundo dos tokens, por que a ideia de possuir e ter uma comprovação dessa posse é tão atraente? Essa não é uma pergunta com uma resposta exata em méritos sentimentalistas, já que todos alguma vez já sentiram desejo e talvez até compulsão por obter algo que fosse exclusivamente seu. É um sentimento parecido com o que temos ao ter um álbum de figurinhas completo ou comprar um objeto que ninguém mais seja capaz de obter.


No entanto, ao falarmos em méritos mais racionais, observamos que a tecnologia NFT é o que mais se encaixa e agrega ao nosso possível e não tão distante futuro dentro do Metaverso. Possuir algo em um mundo digital onde é possível existir cópias infinitas e extremamente fiéis, terá um novo significado e valor, que será atribuído e comprovado pelas certificações de posse, um NFT.


O volume de vendas de NFTs já acumulava em 2021 mais do que o PIB de 3 estados brasileiros juntos, esses números estão em crescente e o novo conceito se espalhando rapidamente. Para gestores e negociantes, esse pode ser um novo patamar a ser alcançado, por tanto, vale a pena não deter esforços para investir tempo em conhecer e se tornar parte de tais mudanças.



Se você chegou até aqui e ainda quer saber mais sobre NFTs, deixe nos comentários quais as suas principais dúvidas sobre o assunto, e compartilhe para que mais pessoas também fiquem a par do que rola no mundo digital. Não esqueça de nos curtir nas redes sociais e aproveitar mais conteúdos que preparamos especialmente para você!