Motivação no trabalho - 3 dicas para você implementar esse processo

Atualizado: 17 de mar.

Entenda o que é a motivação no trabalho e como aplicá-la no ambiente executivo.

 

É muito comum pessoas que levam uma jornada de trabalho de 8 horas por dia, o que é equivalente a 1/3 do dia! E para que todo esse tempo valha a pena, é importante que o funcionário esteja motivado a ser produtivo. O que parece simples em teoria, nem sempre é tão fácil na prática. É comum encontrar em empresas profissionais desmotivados, logo, gestores preocupados com a situação. Além disso, muitos donos acreditam que esse problema pode ser resolvido com uma bonificação ou aumento no salário, mas não é apenas isso.


Criar uma motivação no trabalho vai além de apenas dinheiro. A motivação é o segredo para o sucesso profissional, seja individual ou coletivo. Ela está ligada diretamente à satisfação e à produtividade, afetando o negócio de forma positiva.


Mas como desenvolver a motivação no trabalho? Nós vamos te ajudar, separamos algumas dicas para você entender melhor sobre esse assunto e como aplicar de modo eficaz em sua empresa.



O que é a motivação no trabalho?


Antes de chegarmos nas dicas, você precisa entender melhor sobre como esse processo é feito.

A motivação nada mais é que a vontade de realizar uma ação, seja por vontade própria ou necessidade. E é a isso que a motivação no trabalho precisa estar ligada, a vontade gerada no colaborador de se manter naquele emprego, e direcionar suas ações para crescer em conjunto com a empresa.


A motivação no trabalho está ligada diretamente no comportamento do funcionário no trabalho, seja por questões internas, pelo desejo de cumprir metas ou por querer trazer bons resultados para a empresa. Ou seja, quanto mais motivado o profissional estiver, mais resultados ele irá trazer e mais alta será sua produtividade.


No primeiro momento isso pode parecer desafiador, mas ao alinhar os propósitos e objetivos com sua equipe, pensar em incentivos para a motivação se tornam mais fáceis. Por isso, é muito importante fazer reuniões para saber o que os colaboradores querem, e o que mais pode ajudar a mantê-los motivados durante a jornada de trabalho.



Dicas para aplicar a motivação no trabalho


Agora que você entendeu o que é a motivação no trabalho, confira algumas dicas de como aplicar no ambiente corporativo.


Estabeleça uma comunicação transparente com os colaboradores

Acima de tudo, o sucesso da sua empresa depende dos colaboradores. Portanto, converse com eles. É essencial estabelecer uma comunicação transparente com todos os funcionários. É preciso criar um clima para que os colaboradores sintam-se à vontade para passar feedbacks, dizer o que os deixaria mais felizes e assim vai.


Ao conversar com os funcionários, você pode lembrá-los das visões, missões e valores da empresa, que são a base do trabalho onde todos se encontram. Esse é o passo inicial para começar a aplicar as ações de motivação no ambiente.


Estabeleça metas alcançáveis

Um dos pilares da motivação é alcançar objetivos. Por isso, opte por metas que sejam alcançáveis e até mesmo superáveis. Desse modo a equipe vai entender que é possível atingir um objetivo dentro da empresa e podem se sentir mais dispostas e claro, motivadas.


Se sua empresa ainda não trabalha com metas, tente implementar esse processo aos poucos. Para muitos, a palavra meta pode ser aterrorizante, por isso é importante explicar como será feito, quais serão as metas e deixar claro que ao contrário do que pensam, esse pode ser um dos maiores motivadores da empresa.


Conheça o perfil dos colaboradores

Por último e não menos importante, é preciso conhecer melhor o perfil dos colaboradores. Por exemplo, empresas em que a maioria dos empregados são jovens, podem gostar mais de confraternizar para mantê-los unidos e motivados. Já em empresas onde a maioria dos funcionários são mais velhos, uma boa maneira de motivá-los é com benefícios que estão ligados à vida pessoal, como assistência médica, vale-cultura, prêmios.


Você também pode apostar em outras alternativas que agradem os dois perfis, como almoços, atividades físicas para relaxar durante o expediente, massagens, um momento para conversar com a equipe.


Importância da motivação no trabalho


Trabalhar com pessoas desmotivadas na equipe pode parecer que é sinal apenas de baixa produtividade, mas isso também pode causar um ambiente hostil e difícil para outros funcionários. Isso porque a falta de motivação, faz com que os colaboradores procrastinam suas obrigações, façam o trabalho com menos atenção e até acabam interferindo no trabalho de outras pessoas.


Portanto a motivação está ligada diretamente com a produtividade, por isso, manter a motivação no ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso de todos os colaboradores e da sua empresa também.



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