Metaverso: um universo de possibilidades

Atualizado: 17 de mar.

O metaverso é a nova aposta de grandes empresas. Mas você sabe o que é isso? Bem, vem entender as possibilidades desse universo com a gente!


Nos últimos dias as notícias sobre a mudança de nome da rede social Facebook ganharam atenção. Apesar de ser uma grande mudança, neste artigo não vamos abordar sobre a estratégia de rebrading da marca, mas sim sobre outra mudança que inspirou este artigo: o criador do Facebook, Marck Zuckerberg, e seu investimento pesado em metaverso.


O que é o metaverso?

O metaverso é um ambiente digital que conecta o universo físico com o virtual, desta forma é possível interagir e realizar atividades nele, como uma realidade paralela.


Um bom exemplo que pode ajudar a entender a ideia de metaverso são os jogos online, onde ocorre uma imersão em um mundo criado com temáticas especiais e com ações específicas, de acordo com cada game. Dentro desses “mundos” ocorre interações entre os usuários e é possível realizar ações, como compras, por exemplo.


Você já deve ter ouvido falar sobre alguém que compra roupas para o personagem em um jogo, são as skins, ou você pode ser essa pessoa. Uma ação do mundo físico, em que você trabalha e tem seu dinheiro, tendo uma reação em um universo criado, seu personagem no jogo com uma skin nova. Ainda no mundo dos games, através dos multiversos é possível realizar eventos, no Fortnite, por exemplo, acontecem shows.


Para além dos games

Agora vamos sair do metaverso dos games e refletir sobre outras possibilidades. Como dito acima, com essa tecnologia é possível realizar eventos em ambientes criados virtualmente. Já existem marcas apostando nisso, o que é uma ótima oportunidade diante dessa nova realidade no mundo físico.


O trabalho remoto chegou para ficar, mas com o metaverso é possível estar no ambiente do trabalho sem sair de casa, de forma virtual. E não estamos falando de chat ou call, mas de lugares mesmo, salas de reuniões, todas criadas para essa nova realidade em que possibilita a integração do mundo físico com o virtual. Assim como pode acontecer com cursos, apresentações e o que mais for possível a tecnologia criar.


Novas tecnologias, novas oportunidades

Com as notícias sobre o metaverso surgindo é importante refletir sobre o investimento em tecnologia. Pensar nela como um custo é ultrapassado e um grande risco para os negócios, enquanto estudar novas tecnologias e investir no uso inteligente para o crescimento de uma empresa é o que vai te levar para o universo do sucesso.


Conte com a gente! 💜


Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe.