Inteligência Artificial no combate ao câncer

Atualizado: 17 de mar.

O diagnóstico precoce é uma das principais formas de combate ao câncer, com isso a Inteligência Artificial está sendo usada para salvar vidas.



Identificar um tumor é um processo difícil sem o uso da tecnologia certa, o diagnóstico pode demorar a sair ou, quando sai, o caso já está muito agravado. O problema é que deste modo o tratamento acaba sendo mais agressivo e pode não ser tão eficaz. Por isso o diagnóstico precoce de um tumor é fundamental para um tratamento bem-sucedido.


A importância do uso de Machine Learning

Com os algoritmos de Machine Learning é possível obter diagnósticos mais precisos e facilitar a decisão sobre o melhor tratamento a seguir. É importante também para estimar a evolução da doença, ter previsões e prognósticos.


Genes e banco de dados

A Onkos, uma startup brasileira focada no desenvolvimento de diagnósticos com o uso de Inteligência Artificial, desenvolveu um exame em que a partir de uma biópsia, a I.A. compara o comportamento de genes a um banco de dados com amostras de 4.429 pacientes. Para a Folha de São Paulo, o biólogo da Onkos, Marcos Tadeu dos Santos, explicou que os algoritmos indicam com qual tumor há maior semelhança: "É como a polícia procurando um bandido: ela colhe a impressão digital na cena do crime e cruza com um banco de dados para encontrar quem tem aquele perfil".


Entenda melhor como o exame que encontra metátases funciona:


Fonte: Folha de São Paulo


Fonte: Folha de São Paulo


Inteligência Artificial não é coisa do futuro, é do presente

O uso de Inteligência Artificial está sendo usado no presente para salvar o futuro, já vimos, por exemplo, como a I.A. é usada para preservar o meio ambiente e agora a saúde e bem-estar de muitas pessoas.


E não se esqueça, a tecnologia também salva a vida de muitas empresas que sabem usá-la a favor do crescimento de um negócio. Como está a saúde da sua empresa?



Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe. 💜