Fit cultural, sua empresa aplica?

Atualizado: Mar 24

Saiba quais são os benefícios e conheça uma das soluções inteligentes que você pode aplicar.

Para iniciarmos, vamos explicar o que é Fit Cultural, você precisa entender a fundo do que se trata para entender a solução que uma empresa parceira do Gestão com Dados desenvolveu.


Fit Cultural Além das Soft Skills o colaborador tem traços de personalidade e uma cultura pessoal. O fit cultural nada mais é do que um alinhamento entre esses dois pontos que facilitam para o RH na busca por pessoas que tenham, ou cheguem mais perto, dos valores que a organização prega.


A cultura organizacional tem papel fundamental nessa etapa muito utilizada antes da contratação. É a cultura que faz com que os funcionários se sintam motivados e colaborem com o crescimento da empresa no mercado.

4 benefícios do Fit Cultural

1. Aumento de contratações assertivas

Certamente você já viu empresas falando sobre colaboradores que decidem pedir demissão e os gestores não entendem o motivo real, pois estão certos de que a organização vai bem. Por meio do Fit Cultural é possível atrair profissionais e selecionar os candidatos certos de acordo com os requisitos da vaga. Isso facilita para a empresa na hora de montar um time mais assertivo, independente da área de atuação.


2. Tenha pessoas dedicadas com a cultura da empresa Embaixadores da Cultura Organizacional são pessoas de exemplo! Ao utilizar um teste de Fit Cultural a empresa consegue identificar possíveis perfis de gestores e líderes. O que facilita a escalada de cargos internos e reduz contratações externas.


3. Retenção de talentos Se você tiver uma cultura certa e pessoas que tomam decisões com base nos valores da empresa, você certamente estará retendo profissionais sem precisar de muitos esforços.


4. Tenha colaboradores motivados e proativos

"Quanto mais peixes iguais dentro do aquário, menos problemas teremos". Já ouviu essa frase? Pois bem, em uma organização funciona da mesma forma, se contratarmos pessoas com uma cultura semelhante, e que se encaixe com os valores da organização, estaremos construindo times sólidos e motivados em entregar resultados.


O que um teste de Fit Cultural identifica?

• Características Críticas • Probabilidade de adaptação a organização • Diversidade! O teste não discrimina pessoas, seja por raça, religião ou sexo

Conheça a solução desenvolvida e aplicada por uma empresa parceira do Gestão com Dados O seu nome é Lulu, mas podem chamá-la de Lu! Esse nome é feminino e se originou do apelido carinhoso que tem a filha do CEO da Dataside, empresa desenvolvedora da aplicação (Luíza). Também foi escolhido por fazer referências a algo muito importante para os amantes de dados: o serviço de reconhecimento de linguagem da Microsoft (LUIS).

Mas, um robô para conversar com pessoas? A palavra robô é um substantivo masculino que significa, no dicionário:

1. máquina, autômato de aspecto humano, capaz de se movimentar e de agir.

2. mecanismo comandado por controle automático


A Lulu, a robô Inteligente, é composta de inteligência! Ele lê os dados inseridos pelo usuário (respostas enviadas) e, ao mesmo tempo, guarda as informações e analisa de forma rápida e direta. Essa inteligência é controlada pelo Azure automaticamente. Mas espera, ela tem uma personalidade! A personalidade de Lulu é simplesmente marcante. Ao mesmo tempo que ela é dócil e de fácil ensinamento, também é analítica e pontua detalhes em cada resultado apresentado pelo quiz.


Empoderada! Recentemente o IBGE realizou uma pesquisa onde concluiu que cerca de 54% da população brasileira é negra. Sendo que, somos 169, 5 milhões de brasileiros, dos quais 50,79% são do sexo feminino. Deste percentual, 44% são mulheres negras e pardas. Logo, a empresa se viu responsável por levar os valores da organização à comunidade: cuidado e humanização.


Acompanharam algumas notícias pelas redes, realizaram pesquisas internas e decidiram que a Lulu precisava ser uma mulher empoderada, de pele negra e uma simpatia sem igual.

Conheça a Lulu.

Clique aqui e acesse o teste de Fit Cultural da Dataside.