Entenda como o ROI pode ser aplicado em treinamentos corporativos



Você com certeza já ouviu falar nos treinamentos corporativos, mas caso não, essa é uma estratégia adotada por empresas para capacitar seus colaboradores e com isso, trazer mais retorno a seus negócios.


Como esse tipo de treinamento vem crescendo cada vez mais, é importante começar a olhar para eles de maneira diferente e entender se eles realmente estão valendo a pena pelo investimento. E é aí que a mensuração do ROI entra. Através dela, você saberá se sua empresa pode estar investindo em capacitações que estão trazendo retorno.


Separamos algumas dicas sobre como fazer esse procedimento da mensuração. Mas antes, vamos entender melhor o que é o ROI.


O que é ROI e para que ele serve?


O ROI é uma maneira que as empresas usam para controlar resultados econômicos feitos a partir de investimentos. ROI significa “Return over Investment", em português, “Retorno sobre Investimento”. Ou seja, ele é indispensável na tomada de decisões.


A funcionalidade do ROI vai muito além de apenas apresentar resultados. É com ele que você terá conhecimento se os projetos da sua empresa estão sendo rentáveis e como está o retorno das ações que estão sendo investidas.


Com esses resultados sua empresa pode pensar em estratégias de ações que são mais rentáveis, comparar resultados e então definir qual decisão será tomada. Quando estamos realizando uma ação baseada em dados reais, as chances de sucesso são muito mais altas. Basicamente, sua empresa precisa ter conhecimento sobre a rentabilidade das ações para mensurar os resultados e entender se eles estão gerando retorno, e com o auxílio do ROI esse processo se torna muito mais fácil, possibilitando tomada de decisões de curto, médio e longo prazo.


Saiba como calcular o ROI


Agora que você entendeu o que é o ROI, como calculá-lo? É simples, some tudo o que sua empresa já lucrou até o momento e subtraia pelo valor que foi investido. Com o resultado, divida pelo valor do investimento, pronto, esse é o ROI da sua empresa.


Toda e qualquer ação que sua empresa faz para trazer mais retornos deve ser calculada, por exemplo, campanhas de links patrocinados, promoções, investimentos em mídias sociais e assim vai. Tudo deve ser calculado para que você tenha noção sobre os resultados.


Mas, como estamos falando sobre o ROI de treinamentos, separamos algumas dicas para você saber como mensurá-los.


Dicas para mensurar o ROI


Como já sabemos, o ROI é uma ótima maneira de saber se os investimentos estão trazendo resultados. Então que tal colocar em prática essa estratégia e saber se os treinamentos corporativos estão trazendo retornos para sua empresa?


  • Faça comparações e escolha a melhor opção


Uma consequência que a pandemia trouxe para nós foi a flexibilidade em tarefas. Há algum tempo os treinamentos corporativos eram feitos presencialmente, e a empresa deveria se preocupar com o transporte dos funcionários, o espaço, a alimentação entre outras questões. Porém, atualmente, esse tipo de treinamento se tornou inviável, então por que não investir e, logo, economizar em treinamentos microlearning?


Esse tipo de treinamento é feito online, e é possível acompanhar como está sendo o desenvolvimento dos colaboradores durante os treinamentos em tempo real. Essa opção, além de sair muito mais em conta, simplifica também a mensuração do ROI.


  • Compare as despesas também


Como citado anteriormente, o treinamento tradicional envolve muitos custos adicionais que vão além de custos para o aprendizado, e com o treinamento online com microlearning esses valores são supridos, logo gerando a redução de gastos.


Por isso, é importante que sua empresa faça a comparação com as despesas anteriores e com as atuais, e avalie também os colaboradores durante e após o processo dos treinamentos. Desse modo é possível entender quais são as soluções de treinamento que estão dando certo e, com isso, saber quais são aquelas que devem ser eliminadas.


  • Avalie os custos de um treinamento corporativo


Saber o modo como o treinamento online vai ser feito também impacta nos resultados finais. É muito importante que sua empresa escolha uma plataforma ou um terceiro que auxilie no treinamento para que ele aconteça da melhor maneira possível.


Comparar, mensurar e calcular o ROI, são ótimas alternativas se você deseja trazer mais resultados para sua empresa. Aproveite as dicas para colocar isso em prática!



Gostou do conteúdo? Compartilhe! :)