Efeito Analytics: das quadras para as empresas

Atualizado: 17 de mar.

Em 2021 o Flamengo dominou as quadras de basquete e conquistou o NBB com a ajuda dos dados. Quer entender melhor sobre o que um time de basquete tem em comum com as empresas? Então vem com a gente!

Foto: Uol


Os dados e o esportes estão cada vez mais unidos para alcançar metas e conquistar muitas vitórias. As empresas têm muito o que aprender com o universo esportivo, inclusive, já compartilhamos por aqui as 3 lições do UFC para o seu negócio.


Já os esportes, entenderam que sem os dados é impossível criar estratégias eficazes, por isso, grandes times investem em análise de dados para atingirem seus objetivos, como aconteceu com o Liverpool, o time europeu que cresceu através da ciência de dados.



Flamengo além do futebol


O FLA é um dos grandes times do futebol brasileiro, mas o que muitas pessoas não sabem é que ele é ainda maior e mais forte nas quadras de basquete. Este ano, 2021, o Flamengo conquistou o 7º título do NBB (Novo Basquete Brasil).


Não foi por sorte que o título foi conquistado, mas sim pela adesão ao movimento que vem revolucionado as estratégias táticas no esporte: a Analytics Revolution.



O Efeito Analytics


Por muitos anos as equipes de basquete se basearam em estratégias mais instintivas, sem base em dados. O jogador de basquete americano, Terance F. Ross, explica que esse é um tempo que ficou para trás.


“[...] esse tempo foi substituído por uma era em que os treinadores e sua equipe de bastidores estudam fórmulas e números - quantos arremessos de médio alcance uma equipe usa contra tentativas perto do arco, ou quantos arremessos de três pontos contra dois pontos - para prever os métodos mais eficazes para vencer.” - Terrance F. Ross para a The Atlantic.


Na Analytics Revolution o estudo das probabilidades é a base para que treinadores criem estratégias mais precisas, com mais criação de vantagem, intensidade e espaçamento.


Para as equipes que não usam das análises de dados, resta tentar apenas se defender, dependendo da sorte e fatores externos.


Mas qual a relação do basquete com o seu negócio?


O caso do efeito analytics no basquete mostra que existem dois tipos de equipes:


1. A equipe que quer vencer, quer ser a melhor, e sabe que para isso precisa de estratégias fortes, precisa errar menos e acertar mais. Por isso, ela investe em análise de dados.


2. A equipe que tem potencial, mas não se valoriza. É claro que essa equipe quer vencer também, mas não tem as estratégias certas, não se baseia em dados e, por isso, fica só na defensiva, torcendo para não perder. Mas, no final das contas, perde.


Em qual equipe sua empresa se espelha atualmente? Eu acredito muito que se você está aqui, é porque quer sim estar no topo. E o caminho são eles: os dados.


Você não precisa jogar sozinho, existem times preparados para te ajudar a atingir suas metas. Conte com empresas especializadas. A dica aqui é, entre em contato com Dataside e saiba como usar os dados à seu favor.