Detetive de Dados: conheça a profissão do futuro

Atualizado: 17 de mar.

O futuro nunca esteve tão próximo, e novas profissões já começaram a surgir, como a Detetive de Dados.

 

Você já ouviu falar sobre um Detetive de Dados? Se ainda não, não se preocupe, com certeza o termo se tornará mais conhecido nos próximos anos. Essa é apenas uma das várias carreiras tecnológicas que estão crescendo. A profissão de Detetive de Dados já é considerada uma das principais profissões do futuro. Ela vem crescendo no Brasil e no mundo, assim como os avanços tecnológicos e a importância da segurança dos dados que compartilhamos todos os dias.


Quer saber o que o profissional dessa área faz? Nós contamos!



O que o detetive de dados faz?

Como você sabe, a evolução tecnológica é uma realidade e ela nos traz uma grande certeza, a de que profissões relacionadas à área de Tecnologia da Informação estão crescendo cada vez mais. E para que isso seja possível, os profissionais e as profissões também devem se manter atualizadas, para acompanhar as novidades e as novas demandas.


E são em necessidades assim que novas profissões surgem, como a de Detetive de Dados. Além de analisar os dados, profissão que é bem reconhecida no mundo, o detetive deve ser também responsável por investigar. Isso mesmo, investigar os dados. Mas como fazer esse processo acontecer? É assim que o Big Data entra em cena, ele é um dos principais instrumentos para fazer o trabalho do Detetive de Dados acontecer.


O Big Data é um volume grande de dados, que pode ser estruturado ou não. A partir dele, o profissional pode definir novas estratégias que podem melhorar a produtividade e redução de custos na empresa.



Como o profissional faz o processo de investigar os dados?

O Detetive de Dados precisa investigar os dados, analisá-los e interpretá-los da melhor forma possível e eficaz para o trabalho que está fazendo. Como falamos, esse processo é feito pelo Big Data, onde o profissional vai analisar todos os dados que foram colhidos e procurar se há inconsistências, fraudes, comportamentos ilegais ou outro problema. A partir desse resultado, novas estratégias são tomadas para alcançarem um bom desempenho da empresa.


É muito importante também, que o Detetive de Dados, esteja ciente sobre o funcionamento da empresa, quais são suas mudanças e atualizações. Pois assim, quando ele extrair os dados, pode criar uma base concreta e que seja útil para o local onde está trabalhando.


Mercado de trabalho do Detetive de Dados


Esse mercado ainda está se expandindo, por isso a profissão não é tão conhecida, ainda. Mas, o profissional dessa área pode prestar serviços para empresas que tenham interesse em criar processos de decisão com base nas informações do mercado, empresas que precisam ter informações estruturadas, empresas que precisem de auxílio para prevenir fraudes, identificar comportamentos ilegais, e assim vai.

Requisitos para se tornar um Detetive de Dados


Além do conhecimento na área de T.I (Tecnologia da Informação), o profissional que queira seguir nesse ramo precisa ter conhecimento em áreas como finanças, matemática e ciência de dados. Outra área importante que faz muita diferença, é o conhecimento em Direito da Tecnologia da Informação.



Vantagens de seguir a carreira de Detetive de Dados


A profissão de Detetive de Dados é uma grande oportunidade e apresenta diversas vantagens, isso porque ela é favorecida com o excesso de informações disponíveis, como o big data. Além disso, é possível contar com ferramentas inovadoras de buscas, com o aperfeiçoamento de sistemas de inteligência artificial, além também, da busca crescente das empresas por um profissional na área.


Acompanhe nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo tecnológico!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe! :)