Cultura de Aprendizado, a estratégia para alavancar seu negócio

Atualizado: 17 de mar.

A técnica que vem transformando o mercado e que vai fazer toda a diferença para o crescimento da sua empresa.

 

Manter-se atualizado com tudo o que está acontecendo à nossa volta é fundamental para melhorar o desempenho próprio, não apenas no pessoal, mas no profissional também. O ambiente de trabalho atualmente está cada vez mais dinâmico e competitivo, e por isso, o aprendizado tem se tornado algo mais recorrente para o sucesso de todos os colaboradores.


Com esse novo hábito a cultura de aprendizado surgiu. Ela promove internamente, como o próprio nome já diz, uma cultura de aprendizagem que envolva todos os funcionários da empresa, independente do nível hierárquico, de forma que todos estejam alinhados para aprender coisas novas, aprimorar habilidades, compartilhar conhecimentos, e principalmente, fazer a empresa crescer cada vez mais.


Como aplicar a cultura de aprendizagem na empresa?

Estudos comprovam que empresas que adotam a cultura de aprendizado se tornam líderes de mercados, e saiba que essa é apenas uma das várias vantagens de aplicar esse método. Mas como fazer isso da maneira correta? Como estimular os colaboradores a se interessarem? É simples, basta aplicar algumas ações. Nós vamos te ajudar!


Disponibilize conteúdos específicos para cada setor

Para implementar a cultura de aprendizagem na empresa, é necessário começar aos poucos. É possível iniciar prendendo a atenção dos colaboradores com assuntos que eles já dominam.


Faça um levantamento sobre quais lacunas precisam ser preenchidas no time, e traga conteúdos específicos que vão agregar valor e conhecimento. Lembre-se de mostrar quais são os benefícios que essa capacitação vai gerar, isso pode motivar ainda mais os funcionários.


Mantenha a roda da atualização sempre girando

Seja com conteúdos para os funcionários que já existem ou criando novas vagas para suprir novas demandas, é muito importante manter-se atualizado. O mercado está em constante evolução e aqueles que não acompanharem essa mudança podem ficar para trás.


Invista em atualizações, conteúdos novos e deixe isso sempre muito transparente para todos da empresa. Sair da zona de conforto e aprender algo novo é sempre uma experiência válida que irá trazer ótimos resultados.

Dê acessibilidade aos colaboradores

Não basta trazer apenas conteúdos diferentes e treinamentos, é preciso equipar e melhorar a acessibilidade dos colaboradores. Para isso a empresa pode aproveitar de alguns recursos, como criar um login e certificado individual, para que o colaborador tenha acesso a conteúdos mesmo que sozinho. Tornar os momentos de aprendizado e treinamentos mais confortáveis e motivadores, mostrando que esse momento vai além de apenas compartilhar assuntos novos. Disponibilizar materiais e aparelhos que facilitem o processo de aprendizado, como tablets.


Benefícios da cultura de aprendizado


Quando em uma empresa, todos andam lado a lado, é muito mais fácil obter sucesso. Isso é o que acontece com locais que valorizam a cultura de aprendizado. Seus colaboradores se tornam mais propensos a aceitarem mudanças, eles se adaptam com mais rapidez e trazem mais retorno. Esses são alguns benefícios de aplicar a cultura de aprendizado. Há outros também, como: Alto desempenho e produtividade

Os colaboradores que participam do processo da cultura de aprendizado tendem a serem mais produtivos, entregando com com mais qualidade. Como eles aprimoram suas capacidades, o trabalho se torna mais refinado e objetivo. Por isso, é importante reconhecer os funcionários também.


Banco de talentos

A partir do momento que essa cultura é criada e sua empresa começa a recompensar os funcionários, as chances do colaborador se manter na empresa e crescer com ela se tornam muito maiores. Quando falamos das novas gerações, Y e Z, esse é um dos principais fatores que fazem a diferença na permanência do trabalho. Assim, não só sua empresa ganha, mantendo um funcionário que está sempre se atualizando e progredindo, como também o próprio colaborador, que vê em seu trabalho uma oportunidade de crescer.

Promova a cultura de aprendizado

Agora que você entendeu o que é a cultura de aprendizado e como ela pode ser útil para sua empresa, comece a tomar as ações para que isso aconteça. Incentive todos em sua equipe para se ajudarem igualmente, seja transparente e busque sempre melhorar.

Acompanhe nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo tecnológico!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe! :)