Como prevenir seu negócio de riscos e fraudes com a tecnologia

Atualizado: 17 de mar.

Já sofreu, ou foi testemunha do sofrimento de alguém que caiu nas armadilhas dos fraudadores na internet? Bom, nesse artigo trouxemos algumas informações que podem te ajudar a prevenir esse tipo de situação, e salvar sua empresa de mais prejuízos.


Você provavelmente conhece bem a IA (inteligência artificial) e está nesse momento rodeado por algumas. Dispositivos de IA estão por toda parte, executando tarefas simples e cotidianas demais para percebermos a intensidade de seu impacto em nossas vidas, no entanto, para o mundo dos negócios, onde as decisões devem ser rápidas e precisas, a IA é mais que um chatbot, um sensor de reconhecimento ou um dispositivo que recalcula rotas. Para empresários e empreendedores, ter domínio sobre as possibilidades que dispositivos autônomos oferecem, significa salvar seus investimentos, avançar no mercado, ganhar dinheiro e evitar perdas significativas.


Por que investir em IA?


Pense na implantação de placas solares, é um investimento que colhemos no futuro, assistimos gradualmente os números sendo abatidos nas contas, com esse tipo de tecnologia não é diferente, exceto que podemos esperar mais que apenas folga na conta de luz. O investimento em algumas tecnologias é o modo pelo qual o futuro veio nos cumprimentar e oferecer o que há de melhor. Os exemplos disso estão batendo às nossas portas, as estimativas apontadas pelo estudo da PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, dizem que o PIB mundial deverá crescer em 14%, e não para por aí! O estudo também revelou que a IA pode contribuir com cerca de 15,7 trilhões de dólares para a economia mundial em 2030, o que não chega a ser um futuro distante.


A tecnologia que previne riscos e aumenta o potencial estratégico


Se você sabe o que é uma boa gestão, e reconhece a necessidade de pensar em melhorar a cada dia as estratégias e ações de sua empresa, então deve saber do que se tratam as palavras big data e data analytics. Se não, o recomendado é que esteja mais atento aos nossos artigos, e mais antenado às novidades que chegam ao mercado corporativo para fazer frente nas inovações tecnológicas que podem elevar um negócio.


Estamos falando aqui sobre meios possibilitados pela IA de coletar, analisar e transformar uma quantidade exorbitante de informação crua, em dados capazes de revelar fraquezas, áreas deficitadas e perfis de comportamento da clientela, e depois de proporcionar um diagnóstico preciso, apontar para soluções práticas e com a maior porcentagem de sucesso. Entendendo os benefícios desse tipo de artifício, começamos a entender como a IA pode ser capaz de evitar que erros que custam caro sejam cometidos, afinal teremos todas as informações necessárias para uma tomada de decisão ágil e consciente.


Graças ao poder de monitoramento em tempo real oferecido pelos sistemas autônomos da IA, obtemos uma máquina que, sem descanso, recolhe e aprende os padrões utilizados durante acessos online de fraudadores, e dessa forma evita prejuízos de milhões de reais, somente pelo seu poder de controle da informação. Isso seria algo impossível para qualquer pessoa, mas para uma máquina que funciona cada vez melhor com mais informação, os benefícios só tendem a aumentar, assim como os dados.


IA previne um prejuízo referente a um ano de gastos com dados


Para não nos atermos somente a teoria, trouxemos um caso real que explicita exatamente o que vínhamos explicando até aqui. O diretor de dados e sistemas da Via, Kendji Wolf, demonstrou sua confiança no poder dos dados e seus ganhos por isso, ao relatar em uma matéria para o Convergência digital, sua satisfação de ter evitado um prejuízo que custaria muito para a empresa, exatamente a quantia de um ano de investimentos em tecnologia de dados. Mesmo após uma semana de ataques intencionados à fraude à corporação, a IA utilizada por eles foi capaz de impedir que nada além de seu tempo fosse gasto, levando garantia sobre o investimento que exige, à fala de kendji. Acesse o site e leia mais sobre o caso.


De fato, ainda não alcançamos o que os filmes de ficção científica nos prometeram ao revelar robôs e máquinas mortais nascidos da IA convencional, no entanto as ferramentas disponibilizadas pela tecnologia hoje, já foram capazes de incitar uma nova visão do mundo corporativo em relação ao que o poder de uma máquina que absorve dados de forma inteligente pode fazer.


Gostou? Curte, comenta e compartilha com aquele amigo que é fã do Exterminador do Futuro!💙🦾