Como aumentar a produtividade na sua empresa

Atualizado: 17 de mar.

Você percebeu que os números não andam como o esperado, e está tentando entender como pode melhorá-los? Não se preocupe, no artigo de hoje te ajudaremos a ganhar tempo e aumentar sua produção.


Aumentar a produtividade da equipe pode ser um desafio para muitos gestores, principalmente os que não se adaptaram tão bem às mudanças impostas no ambiente de trabalho, decorrentes da pandemia da Covid-19. Mesmo aqueles que conseguiram mediar a situação e impedir que maiores prejuízos acontecessem, podem precisar de algumas de nossas dicas para aumentar a produção.


O aumento na produção é necessário por muitas razões, mas uma em especial está sempre na ponta da língua de qualquer gestor: Tempo é dinheiro! Sendo assim, quanto mais uma empresa é capaz de produzir, mais ganho para todos. No entanto, para que o crescimento dos números seja também em qualidade, é preciso pensar com um cuidado especial em como devem ser as medidas e ações que tornarão tudo isso possível.


Existem também algumas falhas na comunicação e nas estratégias de trabalho, que podem estar afetando negativamente a produtividade dos funcionários. Sendo gestor, técnico ou administrador você eventualmente passa por momentos estressantes no ambiente de trabalho, e provavelmente alguns desses momentos foram consequência de má organização. Essa, é uma das principais inimigas da produtividade em qualquer setor, se um ambiente de trabalho não é disciplinado, qualquer mínimo detalhe pode ser motivo para um ambiente tomado pelo caos e estresse.


Quais os passos para melhorar a produtividade?


Listadas aqui, estão algumas dicas e sugestões que podem te ajudar a repensar seu ponto de vista sobre distribuição de tarefas, ambiente e comunicação.

  • Aplicativos para organizar tarefas

Se na sua empresa a divisão de tarefas ainda funciona através da passagem verbal (de boca em boca) apenas, já é hora de facilitar e organizar esse processo. Aplicativos como Monday, Tick Tick e Trello são tendência para empresas bem-sucedidas na divisão de tarefas, por uma pequena quantia (ou apenas utilizando a versão reduzida e gratuita) é possível visualizar todas as tarefas de um time inteiro ou de cada pessoa, e como anda o processo de realização de cada atividade.


Os aplicativos oferecem muitas funções que podem ser úteis para tornar a realização das tarefas, um processo disciplinado e mais eficaz. Dentre tais funções estão a possibilidade de definir datas de início e entrega da atividade, destacamento para tarefas que são mais urgentes e uma que se relaciona diretamente com nosso próximo tópico: gerenciamento de tempo gasto.

  • Garantir um ambiente saudável

Além de oferecer benefícios aos funcionários, é necessário garantir que eles trabalhem em um ambiente onde estarão livres para exercer suas funções da melhor maneira possível. Dentre os causadores da queda de produtividade, está a sobrecarga, geralmente advinda do não gerenciamento de tempo das atividades. Para evitar problemas como a fadiga, falta de atenção depois de muito tempo realizando a mesma atividade ou estresse, é necessário ter controle sobre o tempo gasto em cada tarefa, e o melhor jeito de fazer isso é estabelecendo limites dentro de aplicativos como o tick tick. Muitos já trabalham com a dinâmica de alguns minutos foco e pequenas pausas ao longo do tempo, que o fazem recuperar o ânimo para dar continuidade à tarefa.


Além disso, é importante saber o que pode ser feito para melhorar ainda mais esse ambiente. E qual a melhor maneira, se não dar ouvidos aos feedbacks? Se sua empresa não possui um canal anônimo onde os funcionários são livres para fazer críticas construtivas e sugestões em seu próprio benefício, é melhor começar a pensar sobre isso. Estabelecer esse tipo de comunicação com os funcionários pode elevar a relação entre os empregados e a empresa, estreitando os laços e criando vínculos para que todos possam se sentir acolhidos e ouvidos em seu ambiente de trabalho.

  • Automação de processos

Existem muitas tarefas simples feitas diariamente que acabam consumindo um tempo precioso que poderia ser gasto em algo mais vantajoso. Neste ponto, a tecnologia entra como nossa aliada para otimizar o tempo e estabelecer metas mais claras para a melhor execução de tarefas. Além dos aplicativos citados anteriormente, é possível fazer ainda melhor uso das ferramentas da tecnologia para melhorar a produtividade. Com a análise de dados, é possível obter diagnósticos simples e inteligíveis que todos saibam quais são as áreas que precisam de ações mais incisivas e o que pode estar atrapalhando o andamento de um serviço, e isso falando apenas de processos internos.


As ferramentas de data analytics podem direcionar a produção para um alvo que será mais vantajoso e tornar a tomada de decisão uma tarefa mais simples e eficaz, trazendo lucro e economizando tempo. Muitos podem achar que o investimento é alto, mas ao comparar os resultados com o que uma empresa sem tecnologia de dados é, as vantagens se tornam claras e surpreendentes. Assim apontam os estudos que nos direcionam para um mundo cada vez mais tecnológico, e os depoimentos de outras empresas que já se adequaram à essa cultura. Confira o case da Nubank em nosso artigo sobre a orientação à dados nas empresas.

  • Conheça e capacite seus profissionais

A harmonia entre um time de profissionais é de suma importância para a concretização de projetos bem-feitos, e dessa forma também deve ser a relação individual com os funcionários. Saber o que pode estar deixando um funcionário em particular infeliz, e ajudá-lo a resolver essa situação, pode significar um ganho quantitativo e qualitativo enorme para empresa, além de contribuir pessoalmente para a vida de seus funcionários. Que tal tentar entender melhor seus subordinados? Confira nosso artigo sobre temperamentos, e encoraje seus funcionários a conhecerem a si mesmos, assim será mais fácil lidar com conflitos pessoais dentro e fora do ambiente de trabalho.


Uma das formas de contribuir positivamente para a carreira dos profissionais, é oferecer a oportunidade de se capacitar ainda mais, fazendo com que sintam-se uma parte importante e essencial para a empresa. Afinal, um profissional mais capacitado e melhor especializado traz de volta todo o capital que lhe foi investido e muito mais.


Prestar a devida atenção aos processos e desenvolvimento de cada profissional sob sua gestão, é mais que obter ganhos em performance e lucro. Trata-se de contribuir moralmente, de forma positiva, para a vida de pessoas que dedicam tempo e esforço para o crescimento de seu negócio.



Pronto para engajar seus funcionários e transformar sua produção? Se sim, nos conte como esse artigo foi útil e compartilhe com outros gestores que também precisam de uma forcinha. E não esquece de curtir!💜✔️