5 Formas de fazer seu negócio decolar com a tecnologia

Atualizado: 17 de mar.

Conheça os caminhos que a tecnologia oferece para que empresas decolem com mais assertividade e redução de custos.


A tecnologia sempre estará a favor de quem melhor souber manuseá-la e direcioná-la em seus objetivos. Diante das inovações que a era digital propõe, com notícias sobre uma I.A ainda mais avançada, parece incoerente que qualquer empresa ainda se mantenha resistente em implementar ferramentas tecnológicas em seus negócios. Dito isso, saiba agora como inovar e expandir sua empresa usando a tecnologia a seu favor.


A tecnologia não é sua inimiga


Não é novidade que a maioria das empresas tem se forçado a acompanhar o ritmo ditado pelas novas formas de interação possibilitadas pelo mundo virtual, a prova disso é a aparição dessas empresas cada vez mais frequente nas redes sociais, onde seu público se encontra. Isso é prova da urgência que deveriam ter os empresários que desejam crescer e se adaptar.


Ver a tecnologia como um custo é um pensamento retrógrado, que impede a inovação e o avanço. E justamente por ver essa adaptação como um investimento, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para sair do básico, e ingressar num universo inteiro de possibilidades.


·

  • Aumente a produtividade com programas de organização

Distribuir tarefas pode parecer algo simples, mas a falta de organização pode tornar esse setor um verdadeiro caos. Tarefas duplamente feitas, ou que se perdem em meio a outras, trabalhos que deveriam ter sido entregues, mas que não tinham nenhum sinal de urgência e um ambiente estressante pela desorganização. Falamos aqui de um cenário que pode ser facilmente evitado com a ajuda de um programa simples, autoexplicativo e eficiente em executar comandos que antes ficariam a cargo de meios menos confiáveis, como a memória.

Fica a dica de aplicativos como o Monday.com, Tick Tick, Trello e etc. A lista é extensa, mas ter a disponibilidade e capacidade de escolher o que melhor se ajusta às suas necessidades, pode fazer a diferença para o ambiente de trabalho e consequentemente para a produtividade, que fica sem barreiras para avançar.


  • Use os dados a seu favor

Existem muitos fatores distantes dos olhos dos proprietários e empregados, que podem contribuir negativamente para o desempenho do seu negócio, somente por não serem conhecidos como deveriam. Vender sem entender o que os dados dizem sobre seu público, é confiar na sorte ou nas imprecisões do achismo.

Felizmente existem ferramentas que podem facilitar o controle e conhecimento de informações cruas, sobre cada um dos setores da empresa de forma sintética e eficaz para gerar insights, delimitar a área de atuação, diminuir os riscos e auxiliar na tomada de decisão. Investir em Big data e Data Analytics é pensar grande e à frente, a gestão de dados pode abrir os horizontes da atuação do seu negócio, e inaugurar novas estratégias para o marketing atingir o consumidor em pontos realmente assertivos.

Conhecer os dados a fundo pode mudar completamente a estruturação de uma empresa, eles podem oferecer novos caminhos, novas metas e gerar ainda mais confiança e credibilidade na comunicação com os stakeholders.


  • A conexão é sua aliada

A tecnologia tornou até mesmo os fios e plugs desnecessários, fazer contas em diversos sites diferentes é um rumo para a desorganização e dor de cabeça de lembrar as senhas para todos. Preferimos lidar com um aplicativo que pode resolver tudo através de passos simples, do que nos deslocarmos a 7 lugares diferentes para resolver uma situação.

A tecnologia encontrou maneiras de diminuir as distâncias e aumentar a produtividade com poucos cliques. Um exemplo claro é contar quantas coisas podemos controlar com o celular, e todos os serviços que podemos utilizar através dele. Por isso pensamos na internet das coisas como uma inovação notória. A conexão entre sistemas, ferramentas e programas já é uma realidade e é um caminho que eleva a produção por automação. Esse tipo de conexão milimetra números que precisam de atenção constante, produz relatórios e faz monitoramento de atividades.

Pense nessa conexão como um “smart watch” interconectado com todos os serviços que podemos precisar ao longo do dia como medir sua pressão, monitorar suas calorias, mediar suas atividades a serem realizadas ou recalcular prazos. Não há limites quando se trata de estabelecer conexões.


  • ·A Simulação aproxima

A lábia de um vendedor por muito tempo foi a característica mais importante para crescer em vendas, mas o meio digital requer mais que palavras, o público também teve tempo de mudar e tornar-se mais exigente que antes. Assim, ferramentas de marketing personalizadas tornaram-se indispensáveis para cativar a atenção de pessoas cada vez mais dispersas e cercadas de infinitas opções.


Então por que não oferecer um serviço que seja um grande diferencial para a decisão do consumidor? Esse pensamento é irradiado por uma ferramenta que pode reformular o modo como entendemos ofertas e descrição do produto, os gêmeos digitais são sensores que se conectam a algo físico para criar simulações de produtos ou serviços oferecidos de forma real e precisa. Simular para alguém como um objeto pode funcionar ou ser útil, é revolucionar o modo como vendemos e como enxergamos a necessidade do público. A simulação no campo de vendas é definitivamente um marco para empresas que pensam em ir além do que se espera.

·

  • A cultura do metaverso no auxílio do trabalho

Se a cultura das interatividades remotas já é um recurso natural para a rotina de muitas empresas, o metaverso só tem a contribuir para esse novo estilo de trabalho. Somente uma imagem na tela pode não criar a imersão necessária para acoplar um funcionário à empresa estando distante fisicamente, por isso quando falamos das possibilidades desta tecnologia ainda não conseguimos ter a dimensão exata do que se trata.


Mesmo assim, sabemos que com uma tecnologia como essa, um ambiente virtual imersivo é completamente possível, podemos esperar algo que vá além da realidade virtual já conhecida, e com certeza algo que vale a pena ficar atento e investir no futuro. O metaverso trará muitas inovações, e com certeza será um novo modo de enxergar o mundo, perder a oportunidade de ficar por dentro de todas as novidades que envolvem esse novo universo é pedir pela estagnação do seu negócio.


Vai ficar de fora?


E então, já planejou suas novas estratégias para tornar a tecnologia parte essencial e construtiva da sua empresa? É só olhar em volta e perceber quais as empresas que mais crescem no mercado, são as que mantém uma relação próxima da tecnologia e do mundo digital. Não deixe para depois, a tecnologia avança a passos largos!


Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com aquela pessoa que precisa inovar! Quer ver mais tecnologias úteis para o seu negócio aqui? Deixe sua sugestão.