3 Lições do UFC para o seu negócio


(Foto: Carmen Mandato/Getty Images - Globo Esporte)

Que isso, Gestão com Dados? Como assim? O que o UFC pode ter em comum com o meu negócio?


Pode confiar, temos muito o que aprender com o esporte e, principalmente, quando o foco é o crescimento de um negócio. Já conversamos por aqui sobre como o futebol tem criado estratégias fortes através da tecnologia, se você ainda não leu, pode conferir aqui. E hoje vamos falar especialmente sobre 3 lições que aprendemos com as conquistas no octógono que podem e devem ser aplicadas no seu negócio.


Análise de fraquezas e oportunidades

Não é da noite para o dia e sem nenhum preparo que se chega ao octógono com confiança para lutar. É preciso de muito preparo para se chegar a conquistas importantes. O preparo e, consequentemente, a vitória, são resultados de uma análise cuidadosa sobre os pontos fortes e os pontos fracos do atleta. Esse estudo faz com que sejam reconhecidas as fraquezas que precisam ser trabalhadas e as oportunidades para vencer a disputa. Concorda que não é nada diferente do mundo dos negócios? A partir disso, analise as fraquezas e oportunidades da sua empresa com inteligência, sabendo que é um passo fundamental para evoluir.


Análise do adversário

No octógono são os adversários, mas trazendo para nossa realidade, falamos aqui dos concorrentes. Você consegue imaginar um lutador se preparando para a luta sem saber nem com quem vai disputar? Sem conhecer o adversário? Não. Não é possível se preparar sem saber quem está disputando pelo mesmo cinturão que você. Estude sobre quem está concorrendo pelo mesmo espaço, pelas mesmas conquistas que você almeja. Não como uma comparação, mas como um preparo e mais conhecimento para traçar estratégias.


Estratégias baseadas em dados

Depois de análises cuidadosas sobre o lutador (sua empresa) e o adversário (seus concorrentes), temos os dados como a ferramenta essencial para traçar as estratégias com confiança, menos chances de erros, diminuição de danos (custos) e um certeiro caminho para a vitória (o crescimento sólido do seu negócio). Sem depender de achismos, ou de sorte e azar. Afinal, sua empresa é preciosa demais para caminhar no escuro, sem saber onde está pisando.


Aplicando esses conhecimentos na prática

Agora que você entendeu como as estratégias de UFC podem ser aplicadas em seu negócio, você deve se perguntar por onde começar, não é mesmo?

Bem, um lutador não ganha a luta sozinho, ele conta com uma equipe responsável por caminhar com ele rumo à vitória. E, mais uma vez, no mundo dos negócios isso não é diferente, você pode e deve ter ao seu lado profissionais capacitados o suficiente para ajudar sua empresa a crescer de forma inteligente e segura através dos dados. A Dataside tem esse propósito, acesse o site e esteja pronto para as conquistas.